Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +

Ocupação da fazenda Mosquito marca início da Reforma Agrária no estado

A criação do assentamento Mosquito, há 34 anos, é um marco para movimentos sociais e Incra, que começou por ele a implantar os atuais 300 assentamentos no estado de Goiás.

A fazenda Mosquito foi o primeiro imóvel rural desapropriado pelo Incra desde sua criação, em 1970.

O assentamento foi implantado entre 1985 e 1986, num momento de grande efervescência, tanto na política nacional como na luta pela terra.

O período marca o fim do Regime Militar; a criação da União Democrática Ruralista (UDR); a publicação do 1º Plano Nacional de Reforma Agrária; a eleição da Assembléia Constituinte e as primeiras Eleições Diretas para presidente da república desde 1964.

primeira ocupação de “sem terra”

1985
A ocupação da fazenda Mosquito aconteceu em maio de 1985, por 30 famílias da região.

Foi a primeira vez que os goianos ouviram falar de uma ocupação de sem terra no estado, nos moldes como são conhecidas hoje.

À época, ainda não existia em Goiás o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – que popularizou esse tipo de ação.

A coordenação das ações foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapuranga, com apoio da Diocese de Goiás, liderada pelo Bispo de Goiás Dom Tomaz Balduíno.

ocupação e despejo

As famílias foram despejadas pela Polícia Militar, mas se reorganizaram e retornaram à fazenda. Após um segundo despejo, os trabalhadores rurais montaram um acampamento em frente à prefeitura de Goiás.

Em seguida houve nova tentativa de voltar para a área, seguida de novo despejo. O movimento, então, já contabilizava 60 famílias.

Assim que o Incra inciou o processo de pesquisa cartorial e vistoria da terra, os trabalhadores rumaram para Goiânia e montaram acampamento na Praça Cívica, em meados do segundo semestre de 1985.

Nesse período a cidade fervilhava em meio à campanha pela Constituinte e a primeira eleição direta para presidente.

Já quase no Natal de 1985, as famílias fizeram um acordo com o então Governador, Iris Resende, e foram transferidas para uma área da Emgopa (antiga Emater), no município de Senador Canedo, onde permaneceram produzindo para sua subsistência até o Incra ser imitido na posse da fazenda Mosquito, em agosto de 1986.

1986
Dois meses depois da posse, o Incra publica a portaria de criação do assentamento Mosquito, com capacidade para 43 famílias de trabalhadores rurais sem terra – o primeiro implantado pelo Incra no estado após 16 anos de criação da autarquia.

Hoje, a Cidade de Goiás ostenta o título de município com a maior concentração de assentamentos do estado (23).

 

 

Fonte: Incra
Adaptação do texto: Aymê Sousa

Deixe seu comentário:

Menu

PARCEIROS