Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +

MARIA LACERDA DE MOURA, MULHER INSUBMISSA

Maria Lacerda de Moura foi uma professora, escritora, anarquista e feminista brasileira. Foi antimilitarista, antifascista, anticlerical e pacifista. Escreveu sobre condição feminina, amor livre, direito ao prazer sexual, divórcio, maternidade consciente e prostituição.

Maria Lacerda foi crítica do feminismo à sua época por considerar que havia assumido um caráter excludente e burguês:

“A palavra ‘feminismo’, de significação elástica, deturpada, corrompida, mal interpretada, já não diz nada das reivindicações feministas. Resvalou para o ridículo, numa concepção vaga, adaptada incondicionalmente a tudo quanto se refere à mulher. Em qualquer gazela, a cada passo, vemos a expressão ‘vitórias do feminismo’ – referente, às vezes, a uma simples questão de modas”, elaborou, em 1928.

Maria Lacerda de Moura escreveu para jornais operários, foi autora de vários livros e é considerada precursora da luta das mulheres no Brasil, muito à frente de seu tempo, pautou temas que foram retomados por feministas nos anos 1960.

“Não será com algumas mulheres no poder que esqueceremos as milhares escravizadas na cozinha, no tanque e na cama. A mulher operária é ainda mais sacrificada. Escrava do homem, escrava social e serva da burguesia.”

Maria Lacerda de Moura

Deixe seu comentário:

Menu

PARCEIROS