Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +

Estudantes brasileiros da rede pública concorrem à premiação na Suécia

Via: Razões para Acreditar

É preciso reconhecer e prestigiar os inúmeros projetos incríveis, sobretudo quando falamos da rede pública! A Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, em São Paulo, está concorrendo ao Prêmio Jovem da Água de Estocolmo e isto é um passo muito importante na ciência brasileira!

Os estudantes já venceram a etapa nacional da competição graças ao projeto que trata água com substância extraída da casca da laranja.

Com o título de Atividade biofloculante da pectina extraída da casca da laranja para tratamento de efluentes líquidos, Daniel Santos e Iago Martins, do curso técnico em Química, utilizaram a pectina – presente na casca da laranja, para substituir um produto tóxico que costuma ser usado para eliminar as impurezas da água.

estudantes brasileiros rede pública de avental
Foto: divulgação

O trabalho já foi apresentado através da plataforma digital da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, mas o próximo passo é expor a pesquisa na Semana Internacional da Água, na capital da Suécia.

Quando questionado, o orientador do projeto – Alexandre Barros, diz que o mérito é dos estudantes e que é por isto que devemos investir em educação pública de qualidade:

“O prêmio dá visibilidade ao trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica das Etecs e principalmente aos professores da unidade Irmã Agostina. Existe um esforço diário de construção do conhecimento junto aos alunos e esse reconhecimento é recompensador para todos”, completa.

Sabemos da importância de um país investir em educação e ciência, para que assim possa oferecer mais oportunidades aos seus cidadãos. Iago concorda.

Segundo ele, o prêmio: “Além de ser uma credencial para um futuro processo seletivo de emprego ou em algum projeto de pesquisa”.

estudantes rede pública reunidos
Foto: divulgação

Vale lembrar que a Etec Irmã Agostinajá foi premiada outras vezes. Em 2019, a unidade também foi a vencedora da final nacional e representou o país na etapa internacional da competição.

A premiação

O tecnólogo Álvaro Diogo, que também coordena o evento, destaca o alto nível dos trabalhos e afirmou que a diferença de pontos entre os cinco finalistas foi pequena. “Um dos destaques desta edição foi a significativa participação das mulheres e isso reitera a tendência da presença feminina na Ciência”, afirma.

Além da Etec Irmã Agostina, as unidades do Centro Paula Souza (CPS) também estão concorrendo à final nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo com três projetos de alunos que apresentaram propostas para a crise mundial da água.

Futuro

Ao encorajar estudantes a pensarem em um mundo mais sustentável, premiações como esta fomentam jovens a buscarem soluções e estimulam a ciência brasileira. Sem ciência, não há futuro. Parabéns a todos os estudantes brasileiros concorrendo à premiação, estamos torcendo para vocês!

Deixe seu comentário:

Menu

PARCEIROS